LOGO CORRETO

PROGRAMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL

SUMÁRIO

O que é o programa de gestação saudável?

É um programa de planejamento familiar com avaliação e correção de fatores que podem comprometer a saúde e a fertilidade do casal que pretende conceber um filho.

GESTACAO SAUDAVEL

Quais os fatores que podem interferir na saúde e fertilidade do casal?

Essencialmente os fatores relacionados ao estilo de vida, tais como:

  • Nutrição;

 

  • Exposição a poluentes ambientais;

 

  • Metais tóxicos e parasitas intestinais que interferem na absorção dos nutrientes;

 

  • Disfunções metabólicas e hormonais.
MA ALIMENTACAO
EXPOSICAO A POLUENTES AMBIENTAIS
EXPOSICAO A METAIS TÓXICOS
DISTURBIOS METABOLICOS E HORMONAIS

Como estes fatores comprometem a saúde do casal?

As células necessitam de nutrientes, oxigênio e água limpa para realizar suas funções bioquímicas e metabólicas, orquestradas pela ação dos hormônios no DNA, e que vão garantir a nossa sobrevivência e a produção de gametas, essenciais para a reprodução.

Quando o meio ambiente em que a célula vive não fornece estes componentes, a célula passa a funcionar de forma inadequada, produzindo substancias tóxicas que levam a inflamação.

Se este processo é crônico, as alterações se espalham pelo organismo, gerando doenças crônicas e comprometendo a fertilidade do casal.

Quais as doenças que podem ser provocadas pelas alterações funcionais celulares?

As células necessitam de nutrientes, oxigênio e água limpa para realizar suas funções bioquímicas e metabólicas, orquestradas pela ação dos hormônios no DNA, e que vão garantir a nossa sobrevivência e a produção de gametas, essenciais para a reprodução.

Quando o meio ambiente em que a célula vive não fornece estes componentes, a célula passa a funcionar de forma inadequada, produzindo substancias tóxicas que levam a inflamação. 

Se este processo é crônico, as alterações se espalham pelo organismo, gerando doenças crônicas e comprometendo a fertilidade do casal.

CELULA

Quais as doenças que podem ser provocadas pelas alterações funcionais celulares?

Doenças de todos os órgãos pois estas alterações funcionais crônicas são causadas por toxinas e substâncias inflamatórias produzidas pelo próprio corpo e distribuídas pelo organismo como um todo, comprometendo a função dos genes que regem as funções dos órgãos – epigenética.

Por isso, pode gerar obesidade, diabete mellitus, hipertensão arterial, cardiopatias, doenças neuro-degenerativas, doenças osteo-articulares, doenças auto-imunes e até o câncer.

Que doenças pode comprometer a fertilidade do casal?

As disfunções celulares também comprometem as glândulas que produzem hormônios e os gametas – óvulo na mulher e espermatozoide no homem – e por isso pode comprometer a fertilidade do casal.

Além disso, as doenças crônicas decorrentes das disfunções nos outros órgãos, tais como diabete, hipertensão, hipotireoidismo, doenças auto-imunes, síndrome dos ovários policísticos, endometriose pélvica, etc, também podem comprometer o futuro da gestação.

Como são identificadas estas alterações funcionais?

Através de uma avaliação funcional, que inicia por um questionário respondido pelo casal, o qual nos fornece dados sobre o estado de saúde do mesmo, o exame físico e complementar com exames laboratoriais bioquímicos e hormonais, bioimpedância – aparelho que avalia o índice de gordura, massa magra e água corporal -, exames de imagem, e exames específicos de outras especialidades quando necessário.

dificuldade de engravidar

Como podem ser corrigidas estas disfunções celulares?

Através da identificação da disfunção, do grau de comprometimento e que locais estão comprometidos, é realizado um programa que inicia pela detoxificação – retirada dos fatores intoxicantes do organismo – metais pesados, toxinas ambientais, parasitas intestinais – e limpeza das vias de drenagem das substâncias resultantes do metabolismo orgânico, tais como fezes, urina, suor, respiração.

Orientar a suspensão do consumo de substâncias que comprometem o bom funcionamento orgânico, principalmente do fígado, nosso principal órgão metabólico e de desintoxicação, tais como fumo, álcool, drogas ilícitas, consumo exagerado de carboidratos e gorduras, substâncias com potencial alergênico – lacticínios, glúten, leguminosas -, realizar higiene do sono – dormir mais cedo, em ambiente escuro.

Adequar a ingestão de alimentos com valor nutritivo para as células realizarem adequadamente suas funções bioquímicas e metabólicas, corrigir o desequilíbrio entre bactérias boas e ruins do intestino – microbiota-, suplementar com micronutrientes – vitaminas e sais minerais – quando insuficientes e correção hormonal.

Além disso, é necessário estimular a atividade física, que além de ajudar no controle do peso corporal, estimula a parte metabólica, pois os músculos são locais de depósito de glicose, que é fonte de energia.

Como este programa é realizado?

A medicina integrativa é composta de vários recursos terapêuticos com comprovada eficácia na desintoxicação, tais como fitoterápicos, medicamentos homeopáticos e homotoxicológicos.

A nutrição funcional é um recurso muito eficaz para avaliar deficiências nutricionais e orientação da suplementação de micronutrientes – vitaminas e sais minerais –, macro nutrientes – proteínas, gorduras e carboidratos –, probióticos e prébióticos, de forma adequada para o bom funcionamento do organismo.

Através da hormonologia são corrigidas as alterações dos hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas, com medicamentos funcionais bioidênticos.

ALIMENTACAO SAUDAVEL

E as doenças já instaladas?

Quando existem doenças já instaladas, diante do diagnóstico e conjuntamente com a correção metabólica e bioquímica, o tratamento é discutido com o casal, de acordo com a duração e grau de comprometimento da doença, o processo de intervenção e proposta terapêutica, que pode ser apenas técnicas integrativas, com atuação funcional – homeopatia, medicina chinesa, fitoterapia, técnicas energéticas e vibracionais, técnicas de relaxamento e/ou alopatia.

Quais as consequências de uma gravidez não planejada?

Normalmente existe algum grau de disfunção e, portanto, pode haver consequências para a mãe, já que a gravidez é um período em que ocorrem várias transformações funcionais e anatômicas no corpo da mulher, e por isso, piorar suas condições clínicas.

E sobre o seu filho, que depende das condições da mãe para ofertar o material necessário para seu desenvolvimento.

CELULAS DO CORPO

Que doenças podem interferir na fertilidade do casal?

São desde alterações nutricionais – por exemplo, deficiência de sais minerais como ferro, zinco, vitamina C, vitamina D, etc -, hormonais, metabólicas – resistência à insulina, stress oxidativo, síndrome dos ovários policísticos -, inflamatórias – endometriose, diabetes, hipotireoidismo, doenças autoimunes, etc.

Estas alterações podem ser corrigidas pela medicina funcional integrativa?

Sim, existem bons resultados da correção disfuncional com as técnicas integrativas, sem recorrer de imediato a técnicas de fertilização in vitro. Além disso, o tratamento integrativo ajuda a melhorar os resultados da fertilização in vitro quando indicada.

O que é a síndrome dos ovários policísticos?

É uma doença metabólica, disfuncional hormonal, caracterizada por anovulação crônica, aumento da pilificação corporal, sobrepeso e obesidade, que pode levar a infertilidade devido a falta de ovulação.

Esta patologia deve ser tratada visando corrigir as alterações hormonais e metabólicas, responsáveis pela disfunção ovariana e consequente distúrbio no ciclo menstrual.

A mudança no estilo de vida – alimentação saúdavel e atividade física -, suplementação nutricional e correção dos distúrbios hormonais podem reverter o quadro clinico e proporcionar adequação menstrual e da fertilidade para a mulher.

O que é endometriose pélvica?

É uma doença de causa desconhecida, porém sabe-se que é a implantação anormal de células do endométrio – tecido que reveste a cavidade uterina – para áreas fora do útero, principalmente os ovários.

Sua incidência pode ocorrer em diferentes faixas etárias da mulher e por causar processo inflamatório é causa importante de dor, principalmente no período menstrual, quando o tecido reage aos hormônios e causa sangramento onde se implanta.

Por causa deste processo inflamatório a infertilidade pode ocorrer por causa das aderências na região das tubas e ovários.

O tratamento alopático  consiste de analgésicos, anti-inflamatórios, hormônios e cirúrgico, dependendo do grau de comprometimento.

Já na medicina integrativa, o controle do processo inflamatório com a nutrição funcional, o controle da disbiose intestinal, o adequamento hormonal e a mudança do estilo de vida, ajuda a mulher a controlar a doença.

Quais as alterações de fertilidade podem ser encontradas no homem pela avaliação funcional?

A produção de espermatozoides ocorre por causa da ação dos hormônios também produzidos nas glândulas.

Para tanto, são necessários nutrientes e um ambiente livre de fatores estressores metabólicos que interferem na ação hormonal.

Por isso, para retirar os estressores que interferem na produção hormonal e de espermatozoides, a orientação para reduzir ou eliminar o consumo de álcool, fumo, drogas, correção nutricional, atividade física, higiene do sono, e a correção das alterações metabólicas e hormonais interferentes é essencial.

Adicione o texto do seu título aqui

LOGO CORRETO
Instituto Ser Saudável

Medicina e Estética Funcional Integrativa

Rua Joaquim Floriano, 466, Conj. 208 – Itaim Bibi – São Paulo

Tel: (11) 99187-1985